fbpx

Ração pode ficar exposta o dia todo ?

Na rotina corrida do dia a dia, acabamos deixando ração à vontade para nosso animal o tempo todo. Normalmente, temos a ideia de que permitir que o cão coma quando quiser é a excelente alternativa para que ele não fique com fome, mas isso nem sempre é o ideal para o seu melhor amigo. Riscos de deixar a ração à vontade Cães são parentes próximos dos lobos e, apesar de terem deixado de viver caçando na floresta para morar em nossas casas, não é natural que eles tenham comida disponível o tempo todo. Deixar o pote do seu cachorro cheio de ração durante todo o dia pode oferecer diversos riscos ao animal:

1 – Umidade e fermentação

A saliva dos cachorros possui um alto teor de umidade. Quando o animal se alimenta, acaba caindo um pouco de saliva na ração que fica no comedouro. Isso faz com que o recipiente fique úmido, favorecendo dessa forma o surgimento de bactérias e fungos que podem prejudicar a saúde do seu pet.

2 – Perda nutricional

Se a ração passar muito tempo exposta ao ambiente, ela acaba perdendo seu valor nutricional. Alguns nutrientes presentes na ração entram em processo de oxidação quando expostos ao ar, fazendo assim com que o alimento perca seu valor.

3 – Perda de paladar

Ao passar muito tempo em exposição, a ração vai perdendo seu cheiro e o gosto. Dessa forma, o animal sente menos vontade de comê-la. Da mesma forma que você acha mais gostosa a comida quentinha, recém cozida, seu cachorro também prefere a ração fresca.

Essa pode inclusive ser a razão pela qual às vezes achamos que o animal enjoou da comida, mas na verdade ela apenas perdeu o gosto para ele.

4 – Contaminação por roedores e insetos

Se a ração permanecer por muito tempo no pote, ela vai acabar atraindo animais e insetos para o local, como ratos, baratas e formigas. Isso será um problema para você, pois eles poderão se alastrar pelo resto da casa, e principalmente para seu animalzinho, pois esses animais podem trazer graves doenças para ele.

5 – Obesidade

Diversos motivos podem levar um cão a comer em excesso. Desde doenças físicas até a ansiedade, por exemplo, que muitas vezes atinge cachorros que passam o dia sozinhos, ou fechados em pequenos ambientes. Num cenário como esse, deixar a ração disponível o dia todo para o seu animal pode piorar ainda mais o problema, já que ele, vendo a comida exposta, vai comer muito mais. A obesidade canina pode agravar problemas preexistentes no animal, então nesses casos é fundamental que a oferta da ração seja controlada.

Então, o que fazer para mudar esse hábito?

É necessário controlar a quantidade de porções oferecidas. O cão deve comer pequenas quantidades ao longo do dia, em horários determinados. Cachorros filhotes devem comer de três a cinco vezes por dia, dependendo do seu porte e do seu nível de atividade. Já os adultos devem receber de duas a três porções, também considerando suas particularidades físicas e de comportamento. O ideal é colocar a ração sempre no mesmo horário, em intervalos regulares, pois dessa forma o cão se acostuma mais fácil e não sente fome entre as porções.

Planeje o funeral do seu pet velhinho com antecedência

Compre o funeral do seu pet velhinho antecipado

Acompanhar a vida de um pet idoso é um privilégio repleto de amor e memórias inesquecíveis. Eles nos ensinam sobre lealdade, companheirismo e nos proporcionam momentos únicos. No entanto, com o passar dos anos, chega o momento inevitável de nos prepararmos para a despedida.

Se despedir da forma correta.

Se despedir da forma correta: descubra como funciona a cremação de animais e como tomar a melhor decisão para o seu pet.

Como proteger seu pet do barulho de fogos de artifício.

Barulho de fogos de artifício assusta seu pet? Descubra dicas valiosas para mantê-lo confortável e seguro durante as festas.

Atendimento 24h

Acesse sua conta para verificar sua comprar e outras informações.